Homepage

About us

Our Services

The Team

Insights and Advices

Partnerships

WEBSTORE

Contacts

Demonstrações financeiras, para que servem?

Nov 10, 2020 | 0 comments

Demonstrações financeiras, para que servem?

O objetivo das demonstrações financeiras é o de proporcionar informação acerca da posição financeira, do desempenho e das respetivas alterações que uma entidade possa ter sofrido no período. É com base nesta informação que a entidade vai tomar as decisões económicas que considerar necessárias, de modo a redirecionar o rumo da sua empresa consoante o seu objetivo. No entanto, será que conhece as diferenças entre as várias demonstrações e as várias conclusões que pode retirar de cada uma?

Um conjunto completo de demonstrações financeiras inclui: balanço, demonstração de resultados por naturezas e por funções, demonstração de fluxos de caixa, demonstração de alterações no capital próprio e anexo. Contudo, as mais “populares” são, sem dúvida, o Balanço e a Demonstração de Resultados, e não é por acaso que assim é, ambas permitem retirar algumas conclusões importantes – quer seja uma pequena, média ou grande empresa – ao passo que a Demonstração de Fluxos de Caixa e a Demonstração de Alterações no Capital Próprio não são tão comuns nas entidades de menor dimensão.

Tal como o nome indica, a Demonstração de Fluxos de Caixa divulga todos os recebimentos e pagamentos, justificando a variação ocorrida no período, em caixa e seus equivalentes. Por outro lado, a Demonstração de Alterações no Capital Próprio pretende justificar as variações ocorridas nos capitais das entidades. Variações essas que podem ser: operações com os detentores do capital, agindo nessa qualidade – como um aumento de capital ou distribuição de dividendos; ou operações que decorrem da atividade da entidade – como os excedentes de revalorização e a sua realização.

O Balanço e a Demonstração de Resultados, por sua vez, e apesar de ambos remeterem a uma visão geral da empresa – e não apenas à Caixa ou ao Capital Próprio como as demonstrações anteriores – permitem analisar a empresa de formas distintas pois, enquanto que o Balanço indica a posição financeira da entidade, a Demonstração de Resultados divulga o desempenho económico no período. Numa análise mais profunda, podemos confirmar que o Balanço é a Demonstração Financeira mais fiável, uma vez que, não só conseguimos ver a “história” da empresa, como o seu desempenho económico e financeiro ao longo do tempo. Em contrapartida, a Demonstração de Resultados apenas permite uma leitura da sua performance anual, não fazendo jus ao fluxo financeiro que a empresa pode gerar em prol do seu fluxo económico.