Hábitos saudáveis para as empresas
A assessoria fiscal é um serviço que pode assumir um valor acrescentado para o cliente.
Através da adoção de simples, práticos e saudáveis hábitos e procedimentos, é possível melhorar substancialmente o estado financeiro de uma empresa e conseguir alguma poupança fiscal.
Alguns aspetos que são determinantes e podem evitar que a empresa seja prejudicada a nível fiscal são coisas tão simples como, solicitar sempre que o NIF da empresa seja colocado nas faturas de compras de bens e serviços;
Se for adquirido um bem ou serviço sem o NIF na respetiva fatura, tal facto vai resultar num gasto não aceite fiscalmente que, no apuramento de resultados irá acrescer à matéria coletável, ou seja, a taxa de imposto irá incidir sobre uma base tributável superior.
Um outro exemplo de más práticas contabilísticas, prende-se também com a existência de despesas não documentadas na empresa; ou seja, sempre que uma empresa adquire bens e serviços, mas não é apresentado qualquer documento justificante desta despesa, como uma fatura, esta despesa é considerada como uma despesa não documentada.
As despesas não documentadas penalizam a empresa de duas formas:
- Não são aceites fiscalmente e, consequentemente acrescem à matéria coletável.
- Estão sujeitas a tributação autónoma, à taxa de 50% caso a empresa apresente lucro ou, acrescida de 10% caso a empresa apresente prejuízo, no final do exercício económico.
Assim, e concluindo o objetivo desta crónica, é sempre bom ter em conta certos procedimentos contabilísticos, que constituem boas práticas e podem fazer alguma diferença relativamente ao objetivo de atingir alguma poupança fiscal ou, pelo menos, não prejudicar a empresa.