Newsleter Abril 2021
Novo pacote de apoio às empresas e ao emprego:
O Governo aprovou novamente o programa de apoio às empresas e ao emprego, no valor de 7.200 milhões de euros, a disponibilizar no primeiro semestre de 2022.
Foram também lançadas novas formas de apoio às micro, pequenas e médias empresas e empresários em nome individual, sob a forma de apoios às rendas e à criação de um fundo de tesouraria e, ainda, linhas de crédito para as grandes empresas.
Programa APOIAR: prazo de candidaturas alargado até 30 de abril:
O prazo para as candidaturas ao Programa APOIAR foi alargado até ao dia 30 de abril ou até o orçamento esgotar. Para além disso, tem novas medidas nos programas APOIAR.PT e APOIAR RESTAURAÇÃO, APOIAR+SIMPLES e APOIAR RENDAS, novos limites de apoio e houve um alargamento do apoio às atividades económicas.
Iapmei lançou A Plataforma Academia De PMEs Digital:
A Academia de PME Digital é a mais recente plataforma lançada pelo IAPMEI. A Academia de PME tem como objetivo tornar acessíveis conteúdos que levem a boas práticas de gestão, estimular a incorporação de ferramentas úteis ao desenvolvimento do negócio, potenciando a integração de novos e consolidar conhecimentos que apoiem a tomada de decisão na gestão empresarial.
Tech Visa Portugal:
Tech Visa é um programa que tem como objetivo atrair profissionais qualificados e especializados, de modo a acederem aos empregos criados pelas empresas portuguesas de forma simplificada. Desta maneira, conseguem agilizar a solicitação de visto para esses profissionais. Contudo, o visto é exclusivo para profissionais contratados pelas empresas certificadas. É necessário, primeiro, candidatar-se à vaga e ser contratado pela empresa. Já as empresas que pretendam ser certificadas para contratar cidadãos estrangeiros terão de apresentar candidatura, sendo estas avaliadas e selecionadas com base em critérios definidos.
– Alerta Prazos –
Foi alargado o prazo para a submissão da declaração Modelo 22 que passará a ter como data limite o dia 30 de junho de 2021.
Igualmente, foram alargados os prazos para as entregas das declarações periódicas de IVA mensais de abril e maio de 2021, passando a poder ser submetidas até aos dias 20 de junho e 20 de julho respetivamente, sendo a entrega do imposto devida até ao dia 25 do respetivo mês.