IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas
O IFRRU 2020 disponibiliza empréstimos em condições mais favoráveis face às existentes no mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados a habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito dessa reabilitação. Este instrumento de política pública tem por objetivo contribuir para a revitalização dos centros urbanos em todo o território nacional, através da criação de emprego e da promoção da habitação atraindo novos residentes.
Num único pedido de financiamento o candidato pode apresentar o seu projeto de investimento como um todo, reunindo as componentes de reabilitação urbana e as componentes de eficiência energética. Estas condições mais vantajosas, em termos de taxas de juro, maturidades e períodos de carência, resultam da combinação de fundos públicos, nomeadamente fundos europeus do Portugal 2020.
Pode candidatar-se ao IFRRU 2020, qualquer entidade, singular ou coletiva, pública ou privada, devendo cumprir os critérios gerais de elegibilidade.
O IFRRU 2020 pode apoiar as seguintes operações:
- Reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, ou no caso de idade inferior, que demonstrem um nível de conservação igual ou inferior a 2;
- Reabilitação de espaços e unidades industriais abandonadas, que pode incluir a construção e a reabilitação de edifícios e do espaço público;
- Reabilitação integral de edifícios de habitação social;
- Reabilitação de frações privadas inseridas em edifícios de habitação social que sejam alvo de reabilitação integral;
- Reabilitação de espaço publico.
O primeiro passo será consultar a Câmara Municipal e pedir o parecer prévio do Município da área de localização do edifício e verificar, assim, se esta cumpre os requisitos de candidatura.
Download do documento ⬇️