Home

Finpartner

Services

Ideas & Insights

Team

Partnerships

WebApp

Contacts

Finpartner is ISO 9001:2015 certified.



Newsletter Janeiro 2022

Jan 31, 2022 | 0 comments

Newsletter Janeiro 2022

 

Carga fiscal de impostos foi das que mais desceu na UE

Atualmente Portugal apresenta a 10ª carga fiscal mais baixa da União Europeia.

Entre 2015 e 2021, a carga fiscal dependente de receitas de impostos sofreu um decréscimo significativo e representa atualmente 24,3% do PIB. A receita proveniente de impostos diretos, como IRS ou IRC, teve um impacto negativo de 8 décimas, ao contrário dos impostos indiretos (como o IVA), que desceram apenas 1 décima.

Contudo, ao considerar também as receitas provenientes das contribuições para a Segurança Social, o nível de carga fiscal representa 34,7% do PIB, um valor superior face a 2015.

 

Conta-corrente entre contribuintes e Estado em vigor a 1 de julho

A partir de 1 de julho 2022 entrará em vigor a conta corrente entre o fisco e o contribuinte, uma alteração que permitirá a possibilidade de compensação de dívidas fiscais, com créditos tributários. O contribuinte poderá requerer junto do fisco o pedido para a extinção das suas dívidas fiscais e, até à decisão da AT, não serão cobrados juros de mora. A AT terá 10 dias para responder e caso não o faça neste período, o pedido será considerado como aceite, embora tenha um ano para recorrer judicialmente.
De acordo com a lei, são elegíveis para compensação as retenções na fonte, tributações autónomas e respetivos reembolsos dos seguintes impostos: IRS, IRC, IVA, impostos especiais sobre o consumo, IMI, adicional ao IMI, IMT, Imposto de Selo, IUC e ISV.

 

Bitcoin deixou de ser o “ouro digital”? Criptomoeda caiu 47% desde o seu recorde em novembro

Nas primeiras semanas do ano 2022, a cripto moeda mais popular do mercado caiu cerca de 47% em relação ao mês de novembro 2021. Esta descida tem sido provocada pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia. A Bitcoin considerada por muitos como o “ouro digital” está agora avaliada em 35.800 dólares e muitos investidores temem que continue a descer. No entanto, os especialistas afirmam que se a Bitcoin não descer do patamar dos 34.000 dólares, continuará a ser uma fonte de investimento segura.

 

 

Download do documento ⬇️

Finpartner WhatsApp
Send via WhatsApp
Share This