Validação de Despesas no e-Fatura
Dia 25 de Fevereiro está a chegar e com ele muitos contribuintes correm ao portal do e-fatura para validarem a totalidade das suas despesas. Apesar da plataforma estar em funcionamento há vários anos, existe ainda quem nunca tenha feito esta simples validação!
Já agora, sabe o que é o e-fatura?!
O e-fatura do ponto de vista do contribuinte é uma plataforma online que permite os contribuintes verificarem faturas de bens ou serviços que adquiriram e as deduções de IRS que podem vir a ter.
Por isso, pretendo simplificar o processo a quem nunca fez esta tarefa deixando uma série de passos para que torne a tarefa mais fácil.
Antes de começarmos este passo a passo sugiro que não deixe a validação para os últimos dias, pois a plataforma pode bloquear ou deixar mesmo de funcionar na sua totalidade devido aos acessos feitos em simultâneo.
1º – Entrar no portal e-fatura https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/
2º – Ao passar-mos com o rato sobre a palavra “Faturas” aparece uma “drop list” com uma série de informações, mas vamos clicar sobre “Verificar Faturas”;
3º – Irá ser solicitado os seus dados de acesso ao Portal das Finanças para autenticar;
4º – A partir daqui o processo pode ser moroso (dependendo se solicitou muitas faturas com NIF) e começa a ser seletivo;
5º – Tem 11 categorias à sua escolha e dependendo do prestador que emitiu, pode se tornar mais fácil, no entanto, cada fatura terá que pertencer a uma destas categorias (Despesas Gerais Familiares, Educação, Habitação, Lares, Cabeleireiros, Saúde, Atividades Veterinárias, Reparação de automóveis, Reparação de Motociclos, Restauração e Alojamento e Passes mensais);
Nota: Na eventualidade de verificar a ausência de uma fatura, pode e deve criar o documento manualmente. Para criar uma fatura deve passar com o rato sobre a palavra “Faturas” e ao aparecer a “drop list” clicar sobre “Registar Faturas” e preencher com os dados que são solicitados.
Download do documento ⬇️